segunda-feira, 10 de agosto de 2015

BALAIO DE LEITURA: TEXTO, HIPERTEXTO E OUTRAS AVENTURAS A leitura e o letramento literário e digital no espaço da escola



 Apresentação

A Escola Valdicleiwtson da Silva Menezes é uma escola fundada em 1986, no governo de Miguel Arraes e está localizada na microrregião do Sertão Central, Salgueiro, na periferia da cidade de Cedro – Pernambuco, mais precisamente na antiga COHAB, hoje bairro São Francisco, na Rua do Campo, Nº 783. Existem na escola três modalidades de ensino: Ensino Fundamental, EJA Fundamental e Ensino Médio. A escola funciona em três turnos, tendo no ensino fundamental uma turma de sexto, uma de sétimo e uma de oitavo ano.  Já na modalidade EJA Fundamental, temos uma primeira, uma terceira e uma quarta fases. No Ensino Médio temos três primeiros anos, três segundos e três terceiros. Neste ano de 2015 temos matriculados 372 alunos, de acordo com o censo de abril, distribuídos em três turnos. Temos um espaço físico amplo com sete salas de aula, laboratório de informática, museu escolar (fruto de um projeto da biblioteca escolhido e patrocinado pelo programa “Mais Cultura” do governo federal), biblioteca escolar (Paulo Freire) com um acervo de mais de 6000 títulos, quadra esportiva comum, cantina, banheiros, além da parte administrativa.
A clientela atendida aqui tem sua origem, em sua maioria, na zona rural e na comunidade do entorno escolar. Existe uma procura efetiva por livros na biblioteca, muitas vezes por indicação dos professores no ensino médio e uma procura espontânea no ensino fundamental, sendo maior nos turnos matutino e vespertino. A biblioteca procura incentivar à leitura através de projetos e também por meio de premiação no final do ano. O nosso acervo de paradidáticos é oriundo, em grande parte, do PNBE – Programa Nacional da Biblioteca Escolar, e em menor número, da Secretaria de Educação do Estado – SEDUC-PE.
Há uma necessidade de ampliar o número de leitores através de projetos numa parceria com alunos e professores, uma vez que há uma concorrência entre os livros tradicionais e as mídias (celular, wifone, tablet, etc.). Concorrência esta, muitas vezes desonesta, pois essas últimas ganham nos recursos audiovisuais de que se utilizam. Por outro lado, a biblioteca, mesmo tendo o quiosque para pesquisa na internet, ainda precisa encantar com os velhos recitais de poesia, concurso de cordel, hora do conto, peças teatrais, festivais de danças, resenhas culturais e outros tantos recursos bem conhecidos nossos.

 Justificativa


O mundo contemporâneo exige das pessoas avidez por informação, uma vez que o avanço tecnológico revolucionou o campo do conhecimento, colocando à nossa disposição uma quantidade enorme e diversificada de informações, das quais não podemos ficar alheios. Hoje, mais do que nunca, é necessário corrermos contra o tempo, cercando-nos de informação, sob pena de tornarmo-nos obsoletos, e, portanto, inúteis para o mundo atual. A biblioteca escolar, enquanto espaço de divulgação de informação; ambiente de formação de leitores literários e pesquisadores, e consequentemente, responsável pela formação de alunos construtores do conhecimento, precisa conscientizar a comunidade escolar da importância da leitura tradicional e hipertextual, da pesquisa, da cultura local, das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e da informação atualizada na formação de cidadãos críticos e integrados ao mundo informatizado de hoje.


 O importante é mostrar aos alunos que existe na escola uma vontade de acompanhar as transformações que estão se processando do lado de fora da sala de aula e que todos os meios e multimeios oferecidos pelas novas tecnologias também devem ser usados para tornar o aprendizado mais atraente, mais atualizado, mais vivo. (Bagno, 1998, p.62).

Nesse sentido, é importante levarmos a informação à sala de aula, através de momentos de leitura dos diversos gêneros textuais e técnicas de pesquisa para professores e alunos, numa tentativa de desenvolver em todos, o desejo de conhecer; desmitificando a antiga ideia de que a biblioteca é um lugar sombrio e empoeirado, associado ao velho, ao antigo.
Pensando em dar outra dinâmica à biblioteca e à sala de aula e assim envolver alunos e professores na aventura de se aprofundar mais nos gêneros textuais e dar maior significado às leituras dos alunos, é que esse projeto se apoia nos próprios envolvidos para acontecer. A partir da parceria biblioteca, aluno e professor surge o projeto BALAIO DE LEITURA: TEXTO, HIPERTEXTO E OUTRAS AVENTURAS – A leitura e o letramento literário e digital nos espaços da escola.

A biblioteca precisa ser uma aliada no processo de letramento literário e de fomento à cultura em todos os ambientes da escola e precisa partir dela iniciativas que visem à dinamização desses espaços. Deve ir até onde os alunos estão, visitá-los, turma por turma, levando leitura, informação e dinamização para a sala de aula. Segundo Gabriel Perissé, em seu livro Literatura e Educação, 2014, “Há intensa reciprocidade na leitura. Os livros nos respondem com outras perguntas. Não raramente nos respondem, indicando outros livros, outras histórias, outros autores. É uma cadeia de sugestões, que nos liberta.” Isso prova que devemos estar atentos ao que o aluno lê e ser competente nas indicações de livros para que os autores dos livros lidos sejam mais um parceiro no processo de incentivo a ler sempre mais um. A leitura  e posterior indicação de um bom livro é a garantia de  mais visitas à biblioteca.

  Metas

·  Aumentar em 30% a leitura por turma;
·   Aumentar em 50% a visitação à biblioteca;
·   Recuperar 80% dos livros não devolvidos no biênio 2014/2015;
·   Aumentar em 20% a leitura da poesia tradicional e do cordel na escola;

    Objetivo Geral


Promover no ambiente escolar a leitura, o letramento literário e a produção do conhecimento digital pelos alunos, possibilitando cultura e entretenimento a toda comunidade escolar.


Objetivos Específicos

·         Adotar mensalmente o “Livro de Cabeceira” por turma, incentivando a leitura e a releitura;
·         Promover a “Biblioteca Itinerante” através da leitura de gêneros textuais específicos (poesia, cordel, conto, crônica, etc.) por turma através dos alunos agentes de leituras das mesmas;
·     Colaborar na formação continuada do professor, divulgando, indicando e exibindo por área DVDs da TV escola;
·       Divulgar o novo acervo da biblioteca a alunos e professores da escola;
·         Alimentar o blog da biblioteca com releituras dos livros de cabeceira;
·         Oferecer oficinas de blogs aos alunos agentes de leitura;
·         Organizar o primeiro FEMAB - Festival de Música Afro-Brasileira na escola, fomentando a cultura e valorizando a diversidade étnica local;
·         Promover o “Recreio literário” com uso de livros áudios de poesias e com atividades lúdicas.
  
 
   Duração


 A previsão de vivência do projeto é todo o segundo semestre de 2015, mais precisamente de julho a dezembro.

      Responsáveis


                     


Ordem


Responsáveis


Ações


Prazo

01

Coordenador de biblioteca


Elaboração e apresentação do projeto e apresentação do acervo 2015;





Julho e agosto


02
Coordenador de biblioteca e professores de língua portuguesa

Escolha dos agentes de leitura e do livro de cabeceira;
Julho e Agosto


03
Coordenador de biblioteca e alunos agentes de leitura
Realização do “Biblioteca Itinerante”
e do Livro de Cabeceira;

Julho a dezembro


04
Coordenador de biblioteca e professores de História, arte e educação física
Realização do I FEMAB
Festival de Música Afro-Brasileira;
Novembro
05
Equipe gestora,
Educador de Apoio
Professores e funcionários da escola

Organização da logística do I FEMAB e providencia de materiais necessários para desenvolvimento das atividades;




Antes e durante a realização do
I FEMAB (Novembro)

06
Coordenador de biblioteca, educador de apoio, professores e agentes de leitura
Monitoramento, articulação de ações e ajustes do projeto;

.
Julho a dezembro

07
Coordenador de biblioteca e agentes de leitura
Realização do Recreio Literário;
Agosto a dezembro
08
Coordenador de biblioteca
Alimentação do blog da biblioteca e oficina de blog com agentes de leitura;
Agosto a dezembro
09
Coordenador de biblioteca
Divulgação de DVDs da TV Escola
Nas aulas atividades dos mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário